terça-feira, 15 de julho de 2008

Música e futebol

Música e futebol têm tudo a ver. Essa ligação é antiga. Quem não se lembra do ex-jogador Júnior, dando uma de sambista, cantando "Voa canarinho" na Copa de 82? Bob Marley, ícone do reggae mundial, adorava jogar uma pelada. Chico Buarque tem até um campo e um time próprios! Na Copa de 2002 a música "Deixa a vida me levar", cantada por Zeca Pagodinho, se transformou no hino que embalou o penta. O brasileiro tem a paixão pela música tão grande e intensa quanto pelo futebol. Nos estádios, as músicas das torcidas se tornaram um espetáculo à parte. Já foi a época em que os cânticos eram somente ofensas ao adversário. Hoje em dia temos verdadeiros hits das arquibancadas. Hits esses que foram gravados até pela Orquestra Sinfônica Brasileira.
Vários compositores brasileiros já homenagearam o futebol em suas canções. Pixinguinha, com o choro 1 a 1, e Chico Buarque, com o samba Futebol, são um dos exemplos. Eu também andei me arriscando em versos e melodias.

Futebol

Porque eu gosto de jogar
O esporte bretão
Porque eu gosto de jogar
Quem nunca jogou botão?
Futebol de campo
Futebol de salão
Não importa a quadra
Sim a diversão
E quando a bola rola
Adrenalina sobe
E quem pode pode
Quem não pode se sacode
A vontade de ganhar
É o que move a paixão
E quando a gente vê
Já começou confusão
Todo mundo correndo atrás do mesmo alvo
Aquele sujeito de preto
Barrigudo e meio calvo
Torcida cantando o samba
Da escola campeã
Domingo de sol, cerveja e Maracanã
Bilheteria lotada
Um mar de multidão
Esconde sua grana, o relógio, o cordão
Se o ingresso acabar
Vamos beber lá no bar
Porque se Deus quiser
Meu time vai ganhar
Vai golear
Se o ingresso acabar
Vamos beber lá no bar
Porque se Deus quiser
Meu time vai ganhar

(Gabriel Valladares)

Ouça a música (copie e cole o endereço): http://www.speedyshare.com/218755634.html

Nenhum comentário: