sexta-feira, 25 de julho de 2008

De prima

Num campeonato de pontos corridos, o campeão é aquele que faz mais pontos, é claro, é o mais regular e, com certeza, o que tem o melhor elenco. Pois bem, para se agregar todos esses fatores é preciso planejamento. É só a gente analisar o antes e o depois da Era dos pontos corridos. Antes os times do Rio rivalizavam com os de São Paulo em termos de título. Era aquele campeonato, o qual eu prefiro, por achar que nós brasileiros gostamos mesmo é de final, de jogo decisivo, em que havia as oitavas, quartas, semi e a grande final, em jogos sempre lotados. Hoje, com os pontos corridos, se vê uma enorme supremacia dos times não só de São Paulo, mas como os de Minas (Cruzeiro) e do Rio Grande do Sul. Por que isso acontece? Simples, os times de lá tem planejamento. Veja o exemplo do Inter-RS, que tem milhares e milhares de sócios, que vão aos jogos, que pagam em dia, mas, em contrapartida tem do clube uma infra-estrutura, um bom estádio e, principalmente, um time a altura da grandeza da história do clube e capaz de rivalizar com qualquer outro time do Brasil, e do mundo. Não faz muito tempo foram campeões da Libertadores, do Mundo, da Recopa, e ainda tiveram um título brasileiro roubado.
E o São Paulo, que é bi campeão (2006 e 2007), e o único penta campeão brasileiro, vai continuar entrando sempre como favorito do campeonato. No time paulista também existe o tal do planejamento. Um jogador é vendido, nessa maldita janela do meio do ano, vem outro, do mesmo nível. O trabalho é sério.
É o que falei outro dia numa resenha, enquanto continuar essa fórmula de pontos corridos o São Paulo vai levar tudo, se não for ele, vai ser um time do Sul, ou o Cruzeiro... E vamos ficar nessa.
Eu prefiro o ponto corrido, mas não é questão de preferência, é questão de os times do Rio verem que se eles não mudarem de mentalidade vão ser eternamente meros participantes do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: