terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Cheiro de folia

Hoje, 2 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Samba. Para celebrar a data diversas comemorações vão ocorrer pelo Brasil. Entre elas, o já tradicional Pagode do Trem, no Rio de Janeiro, realizado anualmente desde 1996. Com início na Central do Brasil, os trens são tomados por sambistas, amantes do samba e o público em geral e seguem até a Estação de Oswaldo Cruz, terra da maior ganhadora do carnaval carioca, a Portela. O samba rola solto sob os trilhos, cada vagão tem uma "roda" de samba e quatro trens vão sair da Central rumo à Oswaldo Cruz. As velhas guardas da Portela, Império Serrano, Mangueira e Vila Isabel já confirmaram presença na festa do mais brasileiro dos ritmos. A partir das 17 horas, na Central do Brasil. O primeiro trem sai às 19h e os outros de vinte em vinte minutos.

O samba que a Império Serrano vai levar para a Avenida este ano foi eleito, por um grupo de especialistas do jornal O Dia, como o melhor do carnaval 2009. O samba em questão é uma reedição de "A lenda das sereias e os mistérios do mar", de 1976. Sem dúvida é um grande samba, mas eu acho que esses especialistas têm que olhar pra frente e valorizar os sambas deste ano. Como todo ano, tem samba bom e samba ruim. Esse negócio de se prender a um passado distante, enraizado, não está com nada. O samba de 1976 é ótimo, ponto. Mas é uma reedição, uma regravação, deve ser, portanto, "horconcur" . Seria muito mais produtivo, e interessante, analisar somente a safra atual.

Ainda não escutei o Cd do Carnaval 2009, com as gravações oficiais. Só escutei os sambas durante as disputas. Algumas mudanças sempre são feitas, em relação à melodia, andamento, etc. Mas, de um modo geral, não são mudanças muito significativas. Vou correr atrás desse Cd e depois dou uma explanada geral sobre a safra de 2009.
Música do dia: Aquarela brasileira (Silas de Oliveira)
foto: G1

2 comentários:

Daniel Reiner disse...

Por muito tempo eu fui ruim da cabeça e doente do pé. Hoje só me falta encontrar um bom ortopedista.

FORTE ABRAÇO!

Anônimo disse...

Legal essa parte do blog que mostra um pouco da cultura do povo carioca. valeu.