terça-feira, 23 de junho de 2009

Vuvuzelas

Muito se tem falado sobre as vuvuzelas, as cornetas que a torcida sul-africana tem levado ao estádio nesta Copa das Conderações. Jogadores, dirigentes, principalmente os europeus, dizem que o barulho causado por essas cornetas atrapalha as equipes dentro de campo. Como bem disse Joel Santana, técnico da seleção da África do Sul, isso é frescura.

Onde já se viu cercear a manifestação da torcida nas arquibancadas? Estão cogitando a possibilidade de banir a vuvuzelas dos estádios, o que seria um verdadeiro absurdo. Isso seria praticamente o mesmo que transformar o futebol em tênis.

Lembro que na final da Copa do Brasil de 2006 a torcida do flamengo fez algo parecido com o que a torcida sul-africana faz agora. Não sei se eram as mesmas, mas usaram umas cornetas que realmente fez a diferença na final. O barulho era ensurdecedor.

Contanto que não agrida fisicamente os jogadores eu acho que qualquer coisa vale para desestabilizar o adversário. Seja no grito, na corneta, tá valendo.

Espero que a FIFA não tome a infeliz decisão de proibir as vuvuzelas nos estádios. Depois do ponto eletrônico dos juízes, que acabou com a humanidade do futebol, isso seria mais um passo rumo ao fim do nosso querido esporte bretão.


É isso...


foto: Getty Images

Nenhum comentário: