segunda-feira, 8 de junho de 2009

Curiosidades do esporte

Estreamos hoje um novo quadro no Cheiro de gol: o "Curiosidades do esporte". A cada semana trarei para vocês curiosidades de diversos esportes. Como não poderia deixar de ser, começamos pelo velho e bom esporte bretão, o futebol. Divirtam-se!

Futebol

Um jogo disputado na China, no ano 2500 a.C., é considerado o tataravô do futebol. O imperador Huang Ti criou uma maneira de treinar seus soldados. Eles precisavam chutar uma pelota de couro entre duas estacas cravadas no chão.

Outro jogo bastante parecido, o epyskiros, era praticado em Esparta no século I a.C. por equipes de quinze atletas. Chutavam uma bexiga de boi cheia de areia.

Na idade Média, na Itália, o gioco del calcio reunia equipes formadas por 27 jogadores. O gol era marcado quando a bola passava por cima de dois postes.

Na Inglaterra, o futebol começou a evoluir. Mas suas regras variavam muito. De 1810 a 1840 surgiram inúmeras regras com os nomes dos colégios onde o jogo era praticado. A questão se resolveu em 1848, numa conferência em Cambridge, onde se estabeleceu um código único de regras que serviria de base às leis atuais.

O dia 26 de outubro de 1863 é considerado o dia da criação do futebol. Foi nessa data que, ao fim de seis reuniões na Freemasons`s Tavern, em Londres, nasceu a The Football Association. Ela adotou, com ligeiras modificações, as dezessete regras de Cambridge.

A partir de 1870, os times passaram a contar oficialmente com onze jogadores.

Até 1871, ninguém podia tocar a mão na bola, nem mesmo o goleiro.

O córner, também chamado de tiro de canto ou escanteio, surgiu em 1872. Também em 1872 foi realizada a primeira partida internacional, no dia 30 de novembro, no Queen`s Park de Glasgow. Escócia e Inlgaterra empataram em 0 a 0.

O bandeirinha só apareceu nas regras do futebol em 1874.

O travessão foi introduzido no futebol em 1875. Substituiu as fitas de tecido que uniam as duas traves laterais.

Em 1863 surge a regra do impedimento.

O apito, instrumento de trabalho dos juízes, foi introduzido no futebol inglês em 1878.

A partir de 1880 o jogador não está impedido se receber a bola de um tiro de meta.

A rede apareceu em 1890, com o objetivo de identificar mais claramente a marcação dos gols. Nesse mesmo ano, as faltas dentro da área passaram a ser punidas com a marcação do pênalti.

A partir de 1913 não há impedimento se o jogador receber a bola na cobrança de um arremesso lateral.

A numeração das camisas foi introduzida no futebol inglês em 1939. A novidade chegou ao Brasil dez anos depois, com o objetivo de facilitar as anotações dos árbitros ingleses que vieram apitar no Rio de Janeiro e em São Paulo. Eles foram contratados para adaptar os brasileiros à arbitragem da FIFA às vésperas da Copa de 50.

Em 1990, o jogador que estiver na mesma linha que o penúltimo ou os dois últimos adversários não está mais impedido.

Na Copa de 94, nos EUA, o nome dos jogadores começam a ser usados nas costas das camisas.

Ainda em 94 a vitória passa a valer três pontos (antes valia dois). O empate continua valendo um.


Fonte: Guia dos Curiosos - Esportes

2 comentários:

Almirante disse...

Maneiro o post. parabéns!

Cla disse...

Que legal!
Adorei esta nova coluna!
bjssss