quinta-feira, 23 de julho de 2009

Faz falta

Ok, ok, sei que a grande maioria prefere o campeonato por pontos corridos. Mas, convenhamos, uma fase final, com semifinais e finais faz falta. Estádios lotados, tensão à flor da pele, jogo cá, jogo lá. Tudo isso faz muita falta.

É claro que um campeonato com pontos corridos premia a melhor equipe, com melhor planejamento, melhor plantel e blá, blá, blá, blá, blá.... Mas veja a Copa do Brasil, ou a Libertadores. É impressionante a comoção que esses torneios, que têm fases finais, causam nos torcedores, na imprensa e nos próprios jogadores.

Uma idéia seria que os quatro melhores times ao longo do campeontato, depois de dois turnos, fizessem um quadrangular final. Poderíamos até dar uma vantagem para o time que fez mais pontos ao logo dos dois turnos, tipo um ponto no quadrangular final. Os dois melhores desse quadrangular fariam a final. Eu acho que a emoção voltaria em maior grau e acabaria essa história de que "se classificar para a Libertadores tá bom".

É claro que classificar para a maior competição da América é ótimo, mas só isso, a meu ver, é muito pouco. Bom mesmo é ser campeão!

É isso...

4 comentários:

Monique Danello disse...

Eu concordo plenamente com você, sinto muita falta da emoção da fase mata mata.
Além disso, como aconteceu com o São Paulo, quando um time abre uma vantagem muito grande o campeão é definido precocemente, e a disputa fica muito mais morna.

Saulo disse...

Também concordo plenamente com você.

Almirante disse...

Minha visão é exatamente assim. O povo brasileiro gosta de final.

E pra mim o time tem que provar que é regular, pra classificar-se, e provar que é bom de psicológico, que tem poder de decisão. Isso define de fato quem é o melhor, quem é aquele que chega pra decidir.

Nunca gostei de pontos corridos e acho isso coisa pra europeu!

Imagina o que seria do t´titulo do Vasco em 2000? Não tinhamos o mlehor time?? Claro que tinhamos, e mostramos isso na fase final, mostramos que tinhamos poder de chegada e um timaço melhor que o dos outros.

e em 97? Mostramos que tínhamos indiscutivelmente o melhor time. Em regulriadade e em poder de decisão.

Anônimo disse...

É... a tensãozinha dos jogos finais é boa demais!!!!

Esse campeonato de pontos corridos é frio igual a maioria dos europeus.