quarta-feira, 22 de julho de 2009

Curiosidades do esporte - Lutas

Populares na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, as lutas de boxe com as mãos descobertas eram brutais. A partir de 1872 regras como a duração de 3 minutos cada round e o uso da luva entraram em vigor.

------

A luta de boxe mais longa de todos os tempos aconteceu em 1893, com 110 rounds. Os pesos leves Andy Bowen e Jack Burke ficaram trocando socos das 9h15 às 16h14 do outro dia. Esgotados, eles acabaram decidindo pelo empate.

------

O Jiu-jitsu nasceu na Índia como forma de autodefesa dos monges budistas, que eram continuamente roubados pelos bárbaros. A luta consiste na imobilização do adversário por meio de chaves de braços, pernas, estrangulamentos, técnicas de rolamento e defesa. Os samurais, guardas do imperador do Japão há 2500 anos, tempo em que não existiam armas de fogo, gostaram da luta dos monges. Melhoraram a técnica e adotaram o jiu-jitsu (a "arte suave"). Quando a pólvora foi inventada, muitos samurais perderam o emprego e abriram as primeiras academias para ensinar luta. Com a abertura dos portos japoneses ao Ocidente, o imperador chegou a decretar que ensinar jiu-jitsu para estrangeiros seria crime.

O jiu-jitsu foi introduzido no Brasil pelos irmãos Carlos e Hélio Gracie, que aprenderam as técnicas da "arte suave" com um japonês chamado Mitsuyo Maeda, o conde Koma, que fixou residência em Belém do Pará. O pai de Carlos e Hélio veio da Escócia para morar em Belém. A primeira academia de jiu-jitsu no Brasil foi inaugurada em 1928, no Rio de Janeiro.

-------

O Judô foi criado pelo japonês Jigoro Kano. O Judô usa o próprio corpo como alavanca para derrubar o adversário e imobilizá-lo. Assim como o jiu-jitsu, o judô foi trazido para o Brasil , no ínício do século, por Mitsuyo Maeda, o conde Koma.

2 comentários:

Jogo Aberto disse...

LEGAL ESSA HISTORIA!

Saulo disse...

Legal essa história.