segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Campeonato Carioca 2009

O Campeonato Carioca começou e com ele a palhaçada. No jogo de ontem entre Flamengo x Friburguense, no Maracanã, o trio de arbitragem meteu a mão, roubou, literalmente, o time do Friburguense. O time do interior do Rio de Janeiro teve um gol legítimo anulado pelo levantador de bandeira, com a conivência do soprador de apito, que marcou impedimento em um lance que não era para haver nem discussão, tamanha clareza da jogada. Haviam três jogadores do Flamengo dando condição para o atacante do Friburguense. Assim, o tri rubro-negro está cada vez mais perto... Praticamente na seqüência da jogada o Flamengo foi ao ataque e conseguiu seu gol, em jogada também duvidosa. Num primeiro momento parecia haver impedimento do ataque rubro-negro, mas depois, vendo pela TV, me pareceu que o zagueiro do Friburguense dava condição, por um pé, ao ataque flamenguista. O gol foi marcado pelo lateral Juan. Final, Flamengo, que não merecia vencer a partida, 1 a 0.

Já o Fluminense foi a Cabo Frio e perdeu, de virada, para o Cabofriense por 3 a 1. O tricolor carioca saiu na frente, com gol do estreiante Diguinho, e parecia que ia fazer uma bela apresentação. Só que no final do primeiro tempo o time da casa conseguiu o gol de empate e logo depois o da virada. Na etapa final prevaleceu o melhor condicionamento físico do Cabofriense que soube segurar a partida e acabou conseguindo o terceiro gol num belo contra ataque. Destaque do time de Cabo Frio para o goleiro Flávio, que fez, pelo menos, três defesas espetaculares, quando o jogo ainda estava 2 a 1, e para o camisa 10, muito habilidoso.

O Botafogo enfrentou sábado o Boavista, na casa do adversário. Pra variar, nova lambança do soprador de apito. Primeiro ao anular um gol totalmente legítimo do Boavista, não houve falta no lance, e depois ao quase validar um gol para o Botafogo em que a bola entrou pelo lado de fora. Sorte do Fogão que Maicosuel estava em tarde inspirada. O jogador foi autor dos dois gols alvinegros, o primeiro numa bela cobrança de falta, e o segundo já nos acréscimos, aos 49 do segundo tempo, que garantiu a vitória. Final Botafogo 2 a 1.

E o Vasco, ah o Vasco.... Nem com a presença em peso da torcida o time de São Januário teve competência para vencer sua primeira partida no Carioca. O time do técnico Dorival Junior ainda tem MUITO a melhorar, principalmente na zaga, onde o Fernando não pode de jeito nenhum ser titular, nem reserva, nem nada, ele tem que sair pela porta dos fundos de São Januário e nunca mais aparecer por lá. Além do setor defensivo o ataque é outro problema do Vasco. Falta "o cara" que faça os gols. O recém contratado Rodrigo Pimpão mostrou que ainda está longe de ser o dono da camisa 11, aquela que já foi de Romário. A única coisa de razoável da tarde de sábado foi Carlos Alberto, que, mesmo não sendo brilhante, mostrou que está a fim de jogar e proporcionou algumas boas jogadas, só falta soltar mais a bola. O final todos já sabem. Vasco 0 x 2 Americano e o Vasco começou 2009 da mesma forma que terminou 2008, com derrota.

Nessa primeira rodada do Carioca deu pra ver que os times pequenos têm tudo para aprontar para cima dos grandes. Os times do interior do Rio estão treinando desde dezembro e o preparo físico foi um fator diferencial. Vasco e Fluminense perderam, já Botafogo e Flamengo precisaram da ajuda do juiz para vencerem seus jogos. Se quiserem manter a hegemonia no campeonato do Rio os quatro times grandes vão ter que correr, e muito, para não serem surpreendidos.

É isso...

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara que roubalheira heim, aquele impedimento foi tão escandaloso que deveriam fazer que nem no jogo do Botafogo e em vez de anular o gol, validar depois, lamentavel porque esse 1 ponto pode fazer a diferença em favor do Friburguense no final, e o Vascão heim cara, pelo jeito as coisas serão dificeis esse ano mas assim é mais gostoso e no final com certeza o Vasco voltara a seu devido lugar. abraço.
Saudações do Gremista Fanático

Camila Paulos disse...

É, o campeonato não começou muito bem para os quatro grandes do Rio. Sobre o jogo do Flamengo não tem nem o que comentar, foi vergonhoso, até os flamenguistas assumiram que o negócio foi feio. O Fluminense se deu mal, mas eu ainda acredito que venham a melhorar, assim como o Botafogo e o seu Vascão! É óbvio que a Taça Guanabara fica entre esses quatro.